10 de novembro de 2024

A marca da sua empresa é registrada?

*Por Christian Muhlbach – Publicitário e Jornalista MTB / 3754 SC

 Para ter exclusividade sobre o nome de um serviço ou produto, ou ainda um logotipo que o identifique, você precisa registrar uma marca. O registro garante o direito de propriedade industrial e evita o uso indevido da marca pela concorrência.
Alguns benefícios do registro de marcas:

➔ Proteção contra atos de concorrência desleal.
➔ Direito de impedir e notificar o uso da marca sem a devida autorização.
➔ Zelo pela integridade material e pela reputação de seu patrimônio.
➔ Oportunidade de ser reconhecido pelo consumidor.
➔ Proteção do investimento em divulgação e propaganda, sem perigo de perder tempo e dinheiro investido na fixação da marca.

  Muitos empresários, confundem registro da marca com o registro da empresa na junta comercial. A razão social é o registro da empresa na Junta Comercial, enquanto que a marca registrada é o registro da marca no INPI – Instituto Nacional da. Propriedade Industrial.

   Pequenos empresários, geralmente criam oportunidades com muito suor ao longo dos anos e conseqüentemente começam a ver os frutos renderem. A clientela cresce e se fideliza, o faturamento sobe o suficiente para você até pensar em expansão, tirando da gaveta aqueles velhos planos de ampliação, abertura de uma filial ou, quem sabe, até arriscar começar um sistema de franquias. Daí você lembra que lá no começo do negócio algum amigo perguntou se você já tinha registrado sua marca, mas você deixou mais pra frente, quando estivesse sobrando uma verba.

  Desde o nascimento de uma empresa, o empresário deve ter cuidado de solicitar
 o registro da sua marca, pois somente com o registro ele poderá usufruir em
patrimônio dos direitos de propriedade intelectual.

       Então, o empresário corre atrás do tempo perdido e inicia o  processo de registro de sua marca e se depara com uma notícia, no mínimo, desanimadora: alguém iniciou o processo de registro de marca semelhante.  

       Por isso é imprescindível,  buscar apoio de um profissional especializado em registro de marca. Ele vai poder aconselhar qual o melhor caminho a tomar, e quais as probabilidades de sucesso. 

      É melhor prevenir do que remediar.

     O melhor a fazer é separar parte do seu capital para investir no pedido de registro ao iniciar o negócio, para que você seja o primeiro da fila e não tenha esta dor de cabeça.

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